segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Emergência!!!



Uma das postagens deste blog que mais gerou discussão foi a que tratava da lousa digital. A utilização de tecnologia em sala de aula, ainda é um tema controverso, e, pelo que pude perceber, alvo da resistência de muitas pessoas ligadas à educação. Em função disso, resolvi abordar o tema apartir de uma outra perspectiva. Uma perspectiva contrária á morosidade das mudanças no âmbito da educação. 
É certo que não considero que toda mudança seja, em si, positiva. Mudar por mudar, mudar para parecer moderno, jovem, atual ou avançado, sendo esta mudança superficial, obviamente, não deve ser a meta de nenhum sistema educacional que objetive a qualidade das suas ações.  As transformações deste sistema devem atender exclusivamente às melhorias nas possibilidades de desenvolvimento dos potenciais humanos. Mormente, aqueles que levarão os indivíduos a estabelecerem uma relação mais profícua e harmoniosa consigo mesmo, com os outros e com a natureza.
Por outro lado, devemos mesmo reconhecer que não é fácil mudar. A mudança gera desconforto, insegurança, medo. O novo, por vezes, assusta. Não nos acostumamos (boa parte de nós) a lidar com as incertezas, as imprevisibilidades, com o acaso como principal parceiro do nosso destino. Preferimos, muitas vezes, lidar com a monotonia da rotina, com a certeza de já ter visto esse filme e nunca ficarmos chatedos se alguém nos conta o final, pois também já sabíamos.
Ter coragem para mudar, entretanto, é tão necessário quanto urgente, quando constatamos que o preço da manutenção de comportamentos atávicos é o fracasso na vida de centenas de milhares de crianças e jovens que não conseguem aprender nesta escola que aí está.  Quantas vezes teremos que repetir aos saudosistas de plantão, que o mundo mudou, o mundo mudou, o mundo mudou, o mundo mudou, o mundo mudou!!! Acho que nem eles gostam dessa repetição...
  


3 comentários:

  1. Legal!! Me fez lembrar desse vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=lWLXerJMwGA

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  2. Mudar... esta condição pode até assustar, mas na educação acredito que outros fatores devem ser considerados. A tecnologia na educação causa resistência principalmente pela falta de informação e atualização. Tenho apenas 29 anos e já me sinto perdida com certas tecnologias, que dirá professores e professoras acima de 40 e 45 anos?
    Além disso os aparelhos eletrônicos nas escolas públicas são completamente obsoletos (inclusive alguns recém adquiridos), muitos dão defeito sem conserto e outros dão tanto trabalho no transporte e montagem que o professor acaba se cansando e desistindo.

    Toda forma de melhorar a qualidade de ensino deve ser bem vinda, mas acima das inovações tecnológicas deve estar o esmero com o educador e o aluno.

    UM GRANDE ABRAÇO PARA VOCÊ E BOA SORTE EM SUA NOVA ROTINA!!!!!!!
    DEIXAREI UNS COMENTÁRIOS AQUI PARA VOSSA APRECIAÇÃO.
    SARA

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  3. E o que seria de nós se não fossem as mudanças? As mudanças trazem crescimento ao mundo,trazem aprendizado a nós. Mesmo que não se concretizem em resultados esperáveis, há o crescimento, aquele crescimento advindo do erro, que por vezes é mais valioso que aqueles com os quais nunca precisamos nos defrontar com a dúvida.
    Bjo Airon... ótima reflexão! Vc (como sempre) arrasando!

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