Este site objetiva servir de apoio virtual aos estudantes de psicologia, pedagogia e licenciaturas, bem como aos professores(as), psicólogos(as), psicopedagogos(as) e todos(as) aqueles(as) que trabalham direta ou indiretamente com educação e possam se valer dos conhecimentos aqui contidos.
Uma das postagens deste blog que mais gerou discussão foi a que tratava da lousa digital. A utilização de tecnologia em sala de aula, ainda é um tema controverso, e, pelo que pude perceber, alvo da resistência de muitas pessoas ligadas à educação. Em função disso, resolvi abordar o tema apartir de uma outra perspectiva. Uma perspectiva contrária á morosidade das mudanças no âmbito da educação.
É certo que não considero que toda mudança seja, em si, positiva. Mudar por mudar, mudar para parecer moderno, jovem, atual ou avançado, sendo esta mudança superficial, obviamente, não deve ser a meta de nenhum sistema educacional que objetive a qualidade das suas ações. As transformações deste sistema devem atender exclusivamente às melhorias nas possibilidades de desenvolvimento dos potenciais humanos. Mormente, aqueles que levarão os indivíduos a estabelecerem uma relação mais profícua e harmoniosa consigo mesmo, com os outros e com a natureza.
Por outro lado, devemos mesmo reconhecer que não é fácil mudar. A mudança gera desconforto, insegurança, medo. O novo, por vezes, assusta. Não nos acostumamos (boa parte de nós) a lidar com as incertezas, as imprevisibilidades, com o acaso como principal parceiro do nosso destino. Preferimos, muitas vezes, lidar com a monotonia da rotina, com a certeza de já ter visto esse filme e nunca ficarmos chatedos se alguém nos conta o final, pois também já sabíamos.
Ter coragem para mudar, entretanto, é tão necessário quanto urgente, quando constatamos que o preço da manutenção de comportamentos atávicos é o fracasso na vida de centenas de milhares de crianças e jovens que não conseguem aprender nesta escola que aí está. Quantas vezes teremos que repetir aos saudosistas de plantão, que o mundo mudou, o mundo mudou, o mundo mudou, o mundo mudou, o mundo mudou!!! Acho que nem eles gostam dessa repetição...
Mudar... esta condição pode até assustar, mas na educação acredito que outros fatores devem ser considerados. A tecnologia na educação causa resistência principalmente pela falta de informação e atualização. Tenho apenas 29 anos e já me sinto perdida com certas tecnologias, que dirá professores e professoras acima de 40 e 45 anos? Além disso os aparelhos eletrônicos nas escolas públicas são completamente obsoletos (inclusive alguns recém adquiridos), muitos dão defeito sem conserto e outros dão tanto trabalho no transporte e montagem que o professor acaba se cansando e desistindo.
Toda forma de melhorar a qualidade de ensino deve ser bem vinda, mas acima das inovações tecnológicas deve estar o esmero com o educador e o aluno.
UM GRANDE ABRAÇO PARA VOCÊ E BOA SORTE EM SUA NOVA ROTINA!!!!!!! DEIXAREI UNS COMENTÁRIOS AQUI PARA VOSSA APRECIAÇÃO. SARA
E o que seria de nós se não fossem as mudanças? As mudanças trazem crescimento ao mundo,trazem aprendizado a nós. Mesmo que não se concretizem em resultados esperáveis, há o crescimento, aquele crescimento advindo do erro, que por vezes é mais valioso que aqueles com os quais nunca precisamos nos defrontar com a dúvida. Bjo Airon... ótima reflexão! Vc (como sempre) arrasando!
Sou graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutorando em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Sou professor de Psicologia da Educação, no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tenho grande interesse pelas contribuições da psicologia à educação escolar e universitária, principalmente no que diz respeito aos processos de aprendizagem e comportamento em sala de aula.
Legal!! Me fez lembrar desse vídeo:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=lWLXerJMwGA
Mudar... esta condição pode até assustar, mas na educação acredito que outros fatores devem ser considerados. A tecnologia na educação causa resistência principalmente pela falta de informação e atualização. Tenho apenas 29 anos e já me sinto perdida com certas tecnologias, que dirá professores e professoras acima de 40 e 45 anos?
ResponderExcluirAlém disso os aparelhos eletrônicos nas escolas públicas são completamente obsoletos (inclusive alguns recém adquiridos), muitos dão defeito sem conserto e outros dão tanto trabalho no transporte e montagem que o professor acaba se cansando e desistindo.
Toda forma de melhorar a qualidade de ensino deve ser bem vinda, mas acima das inovações tecnológicas deve estar o esmero com o educador e o aluno.
UM GRANDE ABRAÇO PARA VOCÊ E BOA SORTE EM SUA NOVA ROTINA!!!!!!!
DEIXAREI UNS COMENTÁRIOS AQUI PARA VOSSA APRECIAÇÃO.
SARA
E o que seria de nós se não fossem as mudanças? As mudanças trazem crescimento ao mundo,trazem aprendizado a nós. Mesmo que não se concretizem em resultados esperáveis, há o crescimento, aquele crescimento advindo do erro, que por vezes é mais valioso que aqueles com os quais nunca precisamos nos defrontar com a dúvida.
ResponderExcluirBjo Airon... ótima reflexão! Vc (como sempre) arrasando!