sábado, 5 de junho de 2010

Educação em preto e branco!

Muitas escolas ao redor do mundo oferecem o xadrez como atividade obrigatória ou optativa de seus currículos. Esse jogo milenar tem sido utilizado como uma ferramenta pedagógica para ajudar os alunos e alunas a cultivarem o prazer da atividade intelectual. Há uma crença generalizada de que a prática desse jogo ajudaria a desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a concentração, as habilidades espaciais, bem como o auto-controle, e que esses ganhos alcançados no contexto enxadrístico se estenderiam a outras esferas da vida dos praticantes.
Embora os resultados das pesquisas não corroborem, ainda (!!!), essas crenças (vale a pena ler o artigo do Fernand Gobet, no livro cuja foto aparece ao lado), o fato é que, aqueles que jogam xadrez nas escola parecem melhorar a sua relação com os estudos e, consequentemente, o desempenho escolar. Resolvi postar esse vídeo curtinho para chamar a atenção de uma excelente matéria, realizada no Distrito Federal, sobre uma escola que conseguiu diminuir os índices de violência, implantando o xadrez como atividade curricular. Veja na página sobre Violência Escolar.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber se eu poderia afirmar que houve uma mudança no comportamento dos alunos que utilizaram o xadrez e se eu estaria sendo "bevaviorista" a partir dessa análise.

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  2. Sr ou Sra anônimo(a),

    O "comportamento" não é uma propriedade intelectual do behaviorismo, assim como o inconsciente também não é exclusivo da psicanálise. Todas as teorias que lidam com a aprendizagem abordam, de uma maneira ou de outra, o comportamento.
    Portanto, houve sim mudança de comportamento nos sujeitos do vídeo, e a análise desa mudança pode ser feita a partir do behaviorismo ou de várias outras teorias psicológicas.
    Peço que no próximo comentário você se identifique, para que eu possa dialogar com seus conhecimentos prévios...

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  3. Muito obrigada por tirar minha dúvida. Pois estou com uma pesquisa em que falo das atividades lúdicas e a possível mudança de comportamento dos alunos em sala de aula. Só que estou tendo dificuldade em falar do comportamento, sendo que muitos pesquisadores criticam Skinner, e acham que ao quantificar os dados, eu estou sendo "seguidora" das suas idéias.Acho que preciso de sua ajuda. Adilza Moniz

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  4. Adilza,
    Como eu já havia dito, o "comportamento humano" não é objeto de estudo apenas dos behavioristas. Todas as psicologias que pretendem ser científicas estudam o comportamento. Sugiro que você leia o livro do Juan Ignacio Pozo, chamado "Aprendizes e Mestres", da editora Artmed. Neste livro há um capítulo sobre os tipos de aprendizagem. Creio que possa te ajudar.

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