quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aos mestres, com preocupação...

Como podemos ver, o resultado da nossa enquete aponta para a precária formação docente como o principal problema da escola pública brasileira. Sabemos que a análise dessa indicação não pode ser realizada de maneira simples, sob pena de reduzir esta realidade a algumas poucas relações causais, o que no impediria de enxergar boas soluções para os entraves em questão.
Mesmo tomada isoladamente, a formação docente é um elemento que envolve uma série de fatores de ordem histórica, política, econômica, epistemológica, ideológica, e mais tantos outros que poderíamos citar. Durante a vigência da enquete, muitos disseram ser difícil escolher uma dentre as muitas opções, já que todas elas contribuiriam para os problemas da nossa educação.
Concordei com todos, mas mantive a restrição às múltiplas escolhas com o intúito de ter uma idéia da "tendência" do pensamento da maioria. No final do século passado, estudos que fizeram perguntas semelhantes aos professores e diretores da escola pública, revelaram que estes acreditavam que os problemas educacionais se encontravam predominantemente no aluno e em sua família. Certamnte, o público votande do blog tem um perfil diferente. Contudo, pode até nos dar uma certa esperança o fato de que a mudança de foco (vejam que família e aluno foram os menos votados) leve a pensar que para melhorar os indicadores educacionais é preciso mudar a educação e os educadores, e não tentar adequar os educandos.
Para finalizar, apresento uma breve dica do professor Mario Sérgio Cortela sobre as qualidades do bom professor.


2 comentários:

  1. Profº Iron,

    Concordo plenamente com os seus esclarecimentos. Contudo, acredito que a precariedade na formação docente é o pilar "desmoronamento" do processo educativo atual. Qualificar o professor de maneira que ele ao adentrar a sala de aula consiga exercer de maneira satisfatória sua prática educativa é o ponto de mudança. Claro, a falta de politicas publicas, também é uma luta que nós enquanto futuros educadores devemos pleitear, pois, nao adianta nada capacitar o docente, se não propiciar um ambiente digno de trabalho.

    Abraços..Grande IRon

    Muita Boa essa sua iniciativa, "Dissemine" para os outros docentes do DEDU.rsrsrsrsr

    Albano Goes

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  2. Albano,

    Sem dúvida, a formação docente é ponto crucial para melhoria da educação. Porém, essa formação depende de uma série de outros fatores. Por exemplo, políticas públicas de formação inicial e continuada; melhores salários, para atrair pessoal mais qualificado e para que o professor possa investir em cultura; boas condições de trabalho, para possibilitar colocar em ação o que aprendeu; etc. É realmente uma ação complexa. Mas, anda acredito que vamos conseguir melhorar.
    Qto a disseminar a idéia do blog, já tem professores do DEDU que utilizam essa ferramenta. E eu nem fui o primeiro! rs...
    Abço

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