segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dupla face.



A última postagem, sobre a utilização da lousa digital em sala de aula, suscitou vários comentários, principalmente alertando para as dificuldades e impacto negativo da utilização das chamadas novas tecnologias em educação. Procurei dialogar com todos, entendendo que este é um dos objetivos desse blog, qual seja: promover o debate entre pontos de vista convergentes, divergentes ou complementares.
Influenciado, pois, pelos "comentaristas" da postagem, a quem quero mais uma vez agradecer, resolvi abordar um assunto que atenderá a duas finalidades: Primeiro, mostrar um outro lado, certamente perverso, do avanço tecnológico e ratificar a idéia de que o homem deve ser preparado para a utilização da tecnologia, e não se deixar "levar" por ela; Segundo, apresentar um tema que vem ganhando notoriedade na literatura educacional e psicológica, e tem sido uma grande preocupação de educadores de uma maneira geral: o bullying.
Antes de classificarmos qualquer coisa que tenha sido criada ou utilizada pelo homem como boa ou ruim, devemos estar atento à multiplicidade de possibilidades da sua utilização. Como eu já disse na resposta ao comentário do professor Sinval (na postagem abaixo), não creio que nada seja bom ou ruim em si mesmo, que tenha um valor intrínseco. Quanto mais complexo se torna um elemento da cultura, maiores são as possibilidades de variar a sua utilização, dependendo da necessidade e do contexto. Assim acontece com as chamadas novas tecnologias. Certamente, elas trouxeram e trarão malefícios e benefícios, cabendo à própria sociedade minimizar os primeiros e maximizar os últimos.
A violêcia contra o outro, sempre presente no comportamento humano, vai ganhando formas e veículos diferentes, na medida em que são inventados novos meios de intereção social. O chamado cyberbullying é uma dessas mais recentes mutações da vocação humana para subjugar, constranger, humilhar e agredir o(s) outro(s), que tem se utilizado principalmente da internet como campo de ação.
Para podermos entender melhor esse mais novo item no nosso repertório de comportamentos indesejáveis, vale a pena assistir o vídeo abaixo. Para compreender mais ainda sobre o tema, vale muito a pena conferir a primeira colaboração ao blog, realizada por Elvira Pimentel, que fez uma postagem sobre bullying, na página dedicada à Violência Escolar. Para complementar a leitura sobre o tema, você pode conferir a revista Nova Escola deste mês, que dedica a sua reportagem de capa à discussão sobre o cyberbullying.



Conecte-se:

Nenhum comentário:

Postar um comentário