sexta-feira, 21 de maio de 2010

Contra a violência, de tudo um pouco!

Confesso que, de todos os assuntos tratados nesse blog, a violência escolar é o que mais me preocupa ultimamente. Essa preocupação se dá não só pelo crescimento do número de casos (pela pesquisa que já fiz, consigo postar um vídeo por dia, sem repetir, durante um bom tempo), mas também por que essa violência sintetiza todos os problemas de estrutura sócio-econômica, familiar e escolar,  materializando-se nas agressões a professores e alunos, por quem participa, ou não, do contexto escolar.
Já passou da hora de toda sociedade se mobilizar para mudar o curso dessa trajetória, que, se continuar no rumo em que está, vai nos levar, muito em breve, a uma convivência insuportável.
A matéria postada abaixo tem o mérito de reunir, em pouco tempo, vários elementos importantes para ajudar a direcionar nossas ações preventivas e remediativas no que diz respeito à violência escolar. São estes: responsabilidade distribuída (sociedade, família, escola), qualificação docente (atenção Universidade!), identificação de padrões, antecipação/prevenção, perspectiva de futuro para os jovens, respeito mútuo, ética, etiqueta, relação família-escola, sobrecarga escolar, resolução de conflitos, educação pelo exemplo e conhecimento do desenvolvimento humano... Ufa!
Dá pra ter uma idéia da complexidade do problema. Não adianta culpar a escola, não adianta culpar a família, não adianta chamar a polícia. Temos que aprofundar o debate e acelerar as ações, pois, por enquanto, ainda dá tempo.



Para conhecer mais, acessem a página dedicada à violência escolar e baixem os livros editados pela UNESCO, que trazem reflexões teóricas, dados sobre a violênca escolar no Brasil e possibilidades de prevenção.


7 comentários:

  1. É indispensável a ressalva que o professor faz no que se refere a responsabilidade da sociedade como um todo na resolução deste problema. Até mesmo porque a violência na escola é apenas reflexo da violência que têm permeado toda a sociedade e paralisado a todos. É hora de remar contra a corrente. Parabéns, Iron. Continue explorando esse tema :-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Tamar. Na verdade, torço para que eu não precise mais falar de coisas como a violência nas escolas. Entretanto, creio que terei que bater nessa tecla por um bom tempo ainda...

    ResponderExcluir
  3. Já estou compartilhando seu blog aliás mais que bem vindo com outros estudantes. Sobre o tema da violência sem dúvida como vc diz complexo, um expectro tão presente inclusive em nossas mentes e tantos e tantos espaços além do escolar vai aqui uma sugestão de um link com o filme curta dirigido pela catalã Isabel Coixet.
    Denise

    http://www.rtve.es/mediateca/videos/20091126/anos-mujer-cosa-hombres/637890.shtml

    ResponderExcluir
  4. Muito Boa sua iniciativa Profº Iron !

    A utilização da entrevista do PRofº Mario SErgio para puxar o debate e alertar sobre a realidade.

    Abraços

    Albano Goes

    ResponderExcluir
  5. Denise,

    Obrigado pelo comentário, pela divulgação e pelo link. Uma "visão sociológica" abalizada sempre anima a gente a pesquisar mais...

    Albano,

    Valeu pelo comentário e pelos vídeos do Mario Sérgio que vc enviou. Divulga na sua turma, que, aliás, gosto muito!
    Abços

    ResponderExcluir
  6. É mto dificil lidar com a violência na escola, inicialmente a agressão do professor contra o aluno e agora a inversão, o aluno por mto tempo violentado revela o seu poder de atuação na forma da violência!

    ResponderExcluir
  7. Como já nos ensinaram os físicos, há bastante tempo: toda ação gera uma reação no sentido contrário!!!

    ResponderExcluir