terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pensamento Estratégico.


Devo confessar que fiquei surpreso com o resultado da nossa última enquete. Perguntei aos leitores do blog que estão ensinando, como eles gostam de ser chamados, ou seja, como se denominam enquanto categoria profissional. A lista de respostas possíveis (podendo escolher apenas uma) era: Educador, Facilitador, Formador, Instrutor, Mediador, Professor e Outros. Quando propus a questão, imaginei que o termo Educador teria uma boa votação e terminaria muito próximo do número de votos dado ao termo Professor. Entretanto, não foi isso que aconteceu, e, com um total de 99 votos, o resultado foi: Educador - 19%; Facilitador - 1%; Formador - 0%; Instrutor - 0%; Mediador - 9%; Professor - 67%; Outros - 3%.
Talvez alguém argumente que o texto da postagem que gerou a enquete (logo abaixo) tenha induzido o voto dos nossos e-leitores. Sinceramente, não acredito que os "frequentadores" deste blog se deixariam influenciar por uma postagem e escolher uma opção que não condiz com o que realmente pensam. Acredito sim, que, se os modestos números aqui alcançados forem representativos do que pensam os docentes brasileiros, eles devem ser vistos como um recado aos nossos teóricos e formadores de opinião: Parem de propor mudanças superficias e se concentrem em idéias que tenham resultados mais "palpáveis" na melhoria da nossa educação!
Nós, professores (ou educadores, mediadores, ou como prefiramos ser chamados) necessitamos menos de nomenclaturas e mais de estratégias que possam produzir efetivamente a aprendizagem em sala de aula, bem como em outros espaços educativos. Todos cobram do professor que este mude sua forma de dar aulas. Que saia da verbalização monótona, como aparece - de modo exagerado - no vídeo acima, na qual, por falta de recursos do professor, a "bomba" do não aprender pode estourar na mão do aluno.
Muitos esquecem, contudo, que "mudar", ainda que seja para melhor, não é somente uma questão de querer ou não querer. É, fundamentalmente, uma questão de encontrar as condições necessárias para proceder a essas mudanças. É muito difícil arriscar-se a fazer algo novo, diferente do que vem sendo realizado há muitos anos, quando se sabe que toda responsabilidade por um possível tropeço vai recair sobre uma única pessoa: a que tentou a mudança. Por isso, cada vez mais precisamos nos conscientizar de que o trabalho realizado na escola tem que ser uma ação coletiva. Mais pessoas envolvidas na consecução de um objetivo, significa melhores idéias, múltiplos olhares e responsabilidades divididas.
O professor ainda se encontra muito isolado em sua sala de aula. Muitas vezes inseguro em função das exigências que vão mudando como se muda de roupa para adequar-se às modas teóricas, o docente sequer permite que outras pessoas que não sejam os seus alunos possam observar o que acontece em sua aula. Este solipsismo pedagógico de nenhuma maneira pode constituir um ambiente propício para qualquer tentativa de inovação.
É neste contexto que ganha importância uma boa equipe de apoio. Psicólogos e pedagogos devem colaborar de maneira sistemática para que o professor possa eleger dentro de um leque de possibilidades, aquelas que considerar mais adequadas aos seus propósitos didáticos num determinado momento. Uma vez que essa possibilidade é posta em prática, devem, em conjuto, avaliar os resultados e pensar em como melhorá-los posteriormente.
Os três vídeos postados abaixo sugerem algumas estratégias exequíveis de suporte ao professor. A utilização de vídeos em sala é uma excelente possibilildade de reflexão e tomada de consciência pelo professor daquilo que ele faz em sala de aula, com impacto direto na sua formação em serviço. As discussões em grupo, num clima de apoio e confiança mútua também colabora para que idéias bem sucedidas possam ser - com os devidos ajustes - replicadas em outros espaços diferentes do original. A utilização de técnicas de obtenção e sistematização da informação, tão valorizadas no meio universitário, também pode fornecer ao professor dados cruciais, que passam despercebidos no calor das atividades cotidianas.
Estou convicto que com um bom trabalho em equipe e com as demais condições de trabalho a contento, teremos não professores de elite, mas uma elite de professores...
  





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